domingo, 30 de agosto de 2009

A loucura às vezes nos liberta das razões da sociedade!!


Creio que todos nós vivemos momentos de loucura , mas não temos consciência disso, justamente porque estamos fora de nossa razão , mas posso dizer que hoje sou louca , porque hoje sou racional, louco isso não!!
Lúcia Alves


A loucura ou insânia segundo a psicologia é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. (Wikipédia)

Hegel afirmou que a loucura não seria a perda abstrata da razão: "A loucura é um simples desarranjo, uma simples contradição no interior da razão, que continua presente". A loucura deixou de ser o oposto à razão ou sua ausência, tornando possível pensá-la como "dentro do sujeito", a loucura de cada um, possuidora de uma lógica própria. Hegel tornou possível pensar a loucura como pertinente e necessária à dimensão humana, e afirmou que só seria humano quem tivesse a virtualidade da loucura, pois a razão humana só se realizaria através dela.


Por que eles são loucos?? Podem ser exagerados, mas quem não gostaria de fazer qualquer loucura ir contra toda uma sociedade e fazer prevalecer a tua verdade, porque de repente ela te faz feliz.

Então seja feliz do teu jeito ou infeliz. Porque a sociedade te julga.




Hoje tudo pra mim é razão,então tudo pra mim é prisão!! Mas é através da racionalidade que encontramos o caminho que nos leva até nós mesmos.
Antes liberdade era emoção. Mas temos que optar , não dá para ser livre e viver pelas nossas emoções e sentimentos , ao passo que pra ter razão temos que viver subjugados à nós mesmos,à sociedade, à tudo. Esse pensamento é novo pra mim. Dizem que adquirimos experiência ao longo da vida e aprendemos valorizar algumas coisas que antes não tinham sentido.Hoje penso pela razão mas paguei o preço da minha liberdade, liberdade de sentir e de agir por mim mesma.
Minhas emoções me levavam a viver intensamente, de nada tinha medo,tudo ficava mais fácil,nos dias difíceis tinha forças pra lutar.A razão me dá mais calma, tenho os pés firmes no chão, mas aprisionada à uma vida de hipocrisia, pois ao passo que somos racionais , estamos concordando que tudo que fazemos e pensamos tem de estar dentro de um ritual, dentro de normas pré estabelecidas,doutrinas e parâmetros instituídos muitas vezes por uma sociedade ou governos totalmente subversivos e falsos moralistas.

Hoje minha emoção é minha,meus sentimentos são meus e os pensamentos divido comigo mesma, ainda tenho essa liberdade.

Na ânsia por preservar , acima de tudo os outros , deixei de cuidar um pouco mais de mim, hoje redescobrindo quem sou posso me reinventar e dizer mais uma vez que :

A vida sempre vale a pena!

Alves





Dá pra recomeçar e viver intensamente antes do fim...


Vivemos um paradoxo. A vida abre caminhos que levam

a lugar nenhum... o que alcança algum significado é

apenas o caminhar. A possibilidade de escolha se abre,

mas independente de qual seja, o fim da estrada é sempre

o mesmo. Mesmo que sigamos por caminhos alienantes,

distraídos de tudo, perdidos na superficialidade das

coisas, ou se por outro lado, optemos para obter um

esclarecimento contínuo, o fim do caminho é exatamente

o mesmo para todos: a mortalidade a esperar no horizonte.

Embora a alienação seja indissociada da estrutura

ideológica, ela não deve conduzir necessariamente à

descrença acentuada nos significados. Por isso a

escolha em direção à trilha do discernimento

expandido, nos faz ver que mesmo sendo o fim

inevitável, podemos chegar à linha do horizonte

final de forma produtiva: empenhados em refletir

e estar em estado de atenção para tudo aquilo

que se vive.


Esse texto me fez refletir sobre minha própria vida, porque hoje valorizo cada momento que vivi, pois em cada um deles aprendi alguma coisa, coisas boas e coisas ruins,com alegria com sofrimento, mas sei que tudo teve uma finalidade,nessa caminhada da vida descobri alguns significados que antes eram incógnitas pra mim, sempre estive em busca de coisas ou pessoas que preenchessem minha vida,mas quem pode fazer algo por mim sou eu mesma,por isso traçar uma meta e ir em busca das realizações é fundamental, mas hoje meus sonhos e expectativas estão pautados nas coisas que podem se tornar reais, não que eu não acredite que a utopia possa vir a ser uma realidade, mas prefiro ter os pés bem plantados no chão, tudo que vier de bom será lucro.

Hoje vivo as possibilidades reais , redescobrindo a mim mesma é fascinante porque sei que hoje posso ser feliz a partir de mim.

Viver! Agora é só o começo.

bjos

Lú Alves

... Que os anos passem... e sejam profundos...
... Que as histórias sejam eternas... e o momento infinito...com novas histórias
... Que a linha seja tênue e fina... e mesmo assim nunca arrebente...
... Que sejamos sempre puras... e de coração tranqüilo...


Que as palavras não se calem nunca... e as idéias brotem sempre...
Que a vida seja intensa e o momento um eterno ...
PRESENTE!!!

Um Brinde aos anos que estão por vir...